Contracto de Escopo Aberto

Ao contrário do contrato de escopo fechado, o contrato de escopo aberto você irá pagar somente o tempo usado, de fato, para o desenvolvimento do projecto.

Este tipo de contrato não é estipulado uma data fixa para ser entregue o projecto, e o valor a ser pago é com relação às horas de trabalho gastas durante o mês para produzir os requisitos levantados. Inicialmente é dado uma estimativa de tempo e preço para que o cliente possa entender o nível de complexidade e custo do seu projecto, entretanto, é importante ressaltar que o que foi apresentado não é um prazo nem um preço definido, ele está sujeito a alteração durante o projecto, seja por uma alteração solicitada, seja por um problema apresentado. Um dos grandes receios que se gera ao fechar esse tipo de contrato é como saber se a empresa está realmente desenvolvendo ou não . Uma vez fechado, normalmente é seguido uma série de procedimentos para lhe trazer mais segurança. Relatórios são enviados com a actualização semanal sobre o que está sendo desenvolvido ou problemas que houveram, controle de preço que está sendo gasto com o projecto, além de um documento solicitando que o cliente autorize o desenvolvimento de determinadas funcionalidades naquela semana. Sempre é mostrado como está ficando o protótipo do projecto, facilitando para o cliente visualizar seu produto final e fazer as modificações necessárias. Além de tudo o que foi levantado, outra vantagem desse modelo de projecto é o fato do cliente ter liberdade para montar o produto mínimo viável(MVP) dele da maneira mais optimizada possível, podendo lançar o quanto antes no mercado com as funcionalidade que seu público alvo está precisando naquele momento.

Ao usar esse método de escopo aberto, automaticamente o cliente precisa entender o que está acontecendo e como suas horas contratadas estão sendo gastas, consequentemente, este tipo de contrato se torna bastante transparente, o que é uma imensa vantagem para quem contrata o serviço. Outra vantagem é a liberdade do cliente. Como ressaltado acima, o cliente tem uma liberdade maior de fazer alterações no decorrer do projecto, não sendo necessário seguir o escopo inicial dele, gastando somente com o que foi desenvolvido e não com estimativas sobre o que será desenvolvido além de não comprometer a qualidade do projecto.

Post a Comment