São muitas as vezes que escutamos perguntas sobre o que seria um Contrato de Escopo Aberto. Em um primeiro momento este causa estranheza, por ser diferente do que a maioria dos clientes estão acostumados, mas após apresentarmos suas inúmeras vantagens, você entenderá o porquê deste ser a melhor opção em um serviço de TI. Para explicá-lo, vamos primeiro falar do Contrato de Escopo Fechado e quais os seus riscos que comprometem a qualidade do serviço .
Um
contrato de Escopo fechado é aquele que, antes de se iniciar um
projecto, você já decide um prazo de entrega e o preço do produto, bem
como todas suas funcionalidades. Consequentemente, para poder apresentar
toda essa informação, a empresa precisa calcular um tempo de risco
assim como aumentar o preço base do projecto com base nesse tempo extra
adicionado. Na teoria, isso ajuda a equipe a se precaver com relação aos
possíveis problemas que ele irá trazer.
Isto ocorre visto que nem tudo é perfeito na prática e muitas vezes há
alterações a serem feitas que não foram previstas, consequentemente,
para conseguir entregar o projecto a tempo, a equipe tende a sacrificar a
qualidade do projecto, fazendo poucos testes, prejudicando a experiência
do usuário com os problemas que irão aparecer. Além desse fato, não
podemos deixar de nos atentar que, durante o processo, o cliente pode
perceber que construir o projecto da maneira pensada inicialmente não era
algo vantajoso e que alguma funcionalidade poderia ser descartado do
seu projecto, mas, como fazer isso depois de assinado o projecto? Ele irá
perder aquele dinheiro investido em uma funcionalidade desnecessária
visto que já estava acordado inicialmente. Além disso, é extremamente
comum querer adicionar funcionalidades durante a evolução do projecto, o
que pediria um novo documento com novos prazos e valores, repetindo o
processo acima.
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